Escola 2ª Oportunidade

ESCOLA DE 2ª OPORTUNIDADE (Lumiar; Santa Clara e Marvila)

OIL LUMIAR

A E2O Lisboa é uma resposta socioeducativa destinada a jovens em abandono escolar,que visa promover a sua reintegração educativa e inclusão social. Implementada por iniciativa do IAC no território do Lumiar, ao abrigo do Despacho nº 6954/2019, é desenvolvida em estreita colaboração com os parceiros envolvidos, designadamente o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar e a Junta de Freguesia do Lumiar, o Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros e a Junta de Freguesia de Santa Clara (que cede as instalações, onde é desenvolvida a resposta), contando com o apoio fundamental da DGESTE e da CML, no âmbito de Operações Integradas Locais, inserido no programa de execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

Apresenta-se como uma resposta flexível e complementar face às ofertas existentes, desenvolvida em espaço não escolar. Está estruturada em 3 componentes distintas, mas complementares entre si: Pessoal, que contempla o acompanhamento psicossocial e a aplicação de um Programa de Treino de Competências; Escolar, que confere a possibilidade de certificação de 6º ou 9º ano e de Natureza Profissional, que proporciona experiências práticas em contexto real de trabalho, através de protocolos com empresas e outras organizações. Assegura uma intervenção adequada às necessidades e interesses dos jovens, possibilitando o cumprimento da escolaridade obrigatória, a promoção da autonomia e a integração social, por forma a permitir a construção de percursos de vida autónomos e pró-sociais.

OIL MARVILA

A E2O Lisboa é uma resposta socioeducativa destinada a jovens em abandono escolar, que visa promover a sua reintegração educativa e inclusão social. Implementada por iniciativa do IAC no território de Marvila, ao abrigo do Despacho nº 6954/2019, é desenvolvida em estreita colaboração com os parceiros envolvidos, designadamente, o Agrupamento de Escolas D. Dinis e a Junta de Freguesia de Marvila, contando com o apoio fundamental da DGESTE e da CML, no âmbito de Operações Integradas Locais, inserido no programa de execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

Apresenta-se como uma resposta flexível e complementar face às ofertas existentes, desenvolvida em espaço não escolar. Está estruturada em 3 componentes distintas, mas complementares entre si: Pessoal, que contempla o acompanhamento psicossocial e a aplicação de um Programa de Treino de Competências; Escolar, que confere a possibilidade de certificação de 6º ou 9º ano e de Natureza Profissional, que proporciona experiências práticas em contexto real de trabalho, através de protocolos com empresas e outras organizações. Assegura uma intervenção adequada às necessidades e interesses dos jovens, possibilitando o cumprimento da escolaridade obrigatória, a promoção da autonomia e a integração social, por forma a permitir a construção de percursos de vida autónomos e pró-sociais.


OIL Santa Clara

A E2O Lisboa é uma resposta socioeducativa destinada a jovens em abandono escolar, que visa promover a sua reintegração educativa e inclusão social. Implementada por iniciativa do IAC no território de Santa Clara, ao abrigo do Despacho nº 6954/2019, é desenvolvida em estreita colaboração com os parceiros envolvidos, designadamente o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar e a Junta de Freguesia do Lumiar, o Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros e a Junta de Freguesia de Santa Clara (que cede as instalações, onde é desenvolvida a resposta), contando com o apoio fundamental da DGESTE e da CML, no âmbito de Operações Integradas Locais, inserido no programa de execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

Apresenta-se como uma resposta flexível e complementar face às ofertas existentes, desenvolvida em espaço não escolar. Está estruturada em 3 componentes distintas, mas complementares entre si: Pessoal, que contempla o acompanhamento psicossocial e a aplicação de um Programa de Treino de Competências; Escolar, que confere a possibilidade de certificação de 6º ou 9º ano e de Natureza Profissional, que proporciona experiências práticas em contexto real de trabalho, através de protocolos com empresas e outras organizações. Assegura uma intervenção adequada às necessidades e interesses dos jovens, possibilitando o cumprimento da escolaridade obrigatória, a promoção da autonomia e a integração social, por forma a permitir a construção de percursos de vida autónomos e pró-sociais.

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