Laboratório Ambiental

Eixo 3 – Educação - A22. Ações de motivação para o combate ao insucesso escolar

Assumindo o pressuposto que a Escola deve promover o sucesso educativo, prevenir o abandono escolar, promover a igualdade de oportunidades, a participação e a iniciativa da Comunidade Educativa de forma segura e eficiente, pretende-se com este projeto reforçar uma educação Inclusiva e de qualidade, garantindo a aquisição dos conhecimentos previstos nas Aprendizagens Essenciais, no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, dotando-os de competências que lhes permitam um melhor projeto de vida.

Laboratório Ambiental

O AEJS/Agrupamento de Escolas José Saramago, Poceirão insere-se no Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, por se localizar num território económico e socialmente desfavorecido, marcado pela pobreza e exclusão social, onde o abandono e o insucesso escolar se manifestam. Razão pela qual, o presente projeto assume como grupo desfavorecido alvo, todos/as os/as alunos/as da EB José Saramago, com particular ênfase os do 3.º CEB e do Ensino Secundário/Profissional.

Neste sentido, este projeto pretende dotar o Agrupamento com equipamentos e materiais didático-pedagógicos que contribuam para uma diferenciada e efetiva promoção da aprendizagem/sucesso escolar e para a aproximação da escola à comunidade e vida ativa, em 3 grandes áreas de intervenção:

  • Laboratório de Educação Ambiental e Mini-Adega;
  • Sala Multidisciplinar ou Multiaprendizagem;
  • Equipamentos de exterior/recreio.

No passado dia 22 de Novembro foi inaugurado o Laboratório de Educação Ambiental e Mini-Adega, que surgiu com a intenção de qualificar e apetrechar o espaço exterior escolar, a partir da horta pedagógica da Escola Básica e Secundária José Saramago, Poceirão, potenciando-a como um espaço de aprendizagem, dando resposta aos programas curriculares do Ensino Secundário/Profissional do Curso de Jardinagem, bem como dos programas do 1.º 2.º e 3.º CEB, nas disciplinas de Estudo do Meio, Ciências Naturais e Biologia. Estes equipamentos pretendem assim:

  • Promover o aproveitamento e sucesso escolar;
  • Promover o trabalho em projeto como fator de ligação entre a escola, a comunidade e a vida ativa; – Tornar as aprendizagens mais atrativas a partir da experimentação e transformação;
  • Valorizar a identidade rural local, nomeadamente, a agricultura e a vitivinicultura;
  • Desenvolver uma consciência ecológica;
  • Consciencializar para a biodiversidade e a sustentabilidade do planeta.

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